Veja por que seu computador está lento usando o Monitor de Desempenho do Windows

24

out 2016

Por:Silvana Leal
Notícias

Em momentos de desespero, você certamente já se deparou com inúmeros programas que prometem deixar seu computador tinindo, como novo, e talvez até já tenha baixado um deles e, logo em seguida, se decepcionou. Na grande maioria das vezes, esses aplicativos não entregam o que prometem e podem até mesmo instalar malwares, que prejudicam mais ainda o desempenho do computador e põem seus dados pessoais em risco. Diante disso, a pergunta que não quer calar é esta: o que fazer quando o computador está lento? Como descobrir o que está acontecendo? E, mais importante de tudo, como consertar o PC? Pensando nisso foi que a Microsoft desenvolveu o Monitor de Recursos e Desempenho, uma ferramenta que já vem embutida no Windows, mas que fica escondida nos confins do sistema operacional, pouco acessível para o usuário comum. Apesar disso, essa valiosa ferramenta é capaz de gerar relatórios para informar ao usuário o que há de errado no computador, bem como sugerir ações para corrigir os problemas. Portanto, se você está com seu computador pesado, engasgando e travando a todo instante, o Monitor de Recursos e Desempenho do Windows pode ajudar você. Veja como usá-lo e como se aproveitar de seus relatórios para deixar o computador como novo. Aprendendo a gerar relatórios Através dos relatórios, o Monitor de Recursos e Desempenho indica o que está funcionando corretamente e o que está impedindo de o computador funcionar melhor. Para fazer com que a ferramenta analise seu PC e gere um relatório para você, basta pressionar as teclas WIN + R no teclado para abrir a caixa “Executar”. Nela, digite o comando a seguir e pressione o botão “OK”:

Para gerar um relatório no Monitor de Recursos e Desempenho, basta digitar o comando acima na janela Executar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Neste momento, a janela do Monitor de Recursos e Desempenho aparecerá e começará a monitorar o seu computador pelo período de 60 segundos. A partir disso, ele montará o relatório de desempenho da sua máquina, indicando o que está funcionando bem e o que merece atenção nele.

Enquanto o Monitor de Recursos e Desempenho monitora o seu PC, continue utilizando-o normalmente para que o relatório gerado reflita uma situação rotineira de uso (Imagem: Captura de tela / Sergio

 

Entendendo o relatório gerado Assim que a coleta for finalizada, você será apresentado a um relatório bastante detalhado, que exibe uma série de informações e sugestões de ações a serem tomadas. A primeira porção do diagnóstico contém uma seção de “Avisos”. Nela, você verá informações relacionadas ao que há de errado no seu sistema e recomendações do que pode ser feito para corrigir essas falhas. Por exemplo, na captura de tela abaixo vemos que o Monitor de Desempenho identificou uma falha relacionada a um serviço, que provavelmente parou de funcionar, e outra relacionada ao log de eventos, que deixou de registrar uma quantidade considerável de atividades do sistema operacional. Nesses casos, há duas coisas a serem feitas: a primeira delas é clicar no link ao lado de “Relacionado” para ver detalhes sobre problemas do tipo na documentação oficial da Microsoft. Em segundo, pode-se clicar no link ao lado de “Sintoma” para contemplar detalhes adicionais sobre a falha técnica em si. Esta última ação é a mais recomendável caso você queira buscar por uma solução por conta própria, já que os detalhes lhe ajudarão a encontrar informações específicas sobre aquele problema específico.

A parte superior do relatório apresenta os problemas identificados durante o monitoramento e sugere ações a serem tomadas para corrigi-los (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

 

Rolando o relatório para baixo, é possível ver a seção “Verificações Básicas do Sistema”. Se o seu computador estiver funcionando adequadamente, você verá uma bolinha verde na coluna “Resultado” com a confirmação de que ele “Passou” naquele teste em particular. Esses testes contemplam desde o correto funcionamento dos seus discos rígidos até a verificação individual de cada um dos serviços em execução no seu sistema operacional. Caso haja algum problema, uma bolinha vermelha aparecerá ao lado dos dizeres “Falhou”, e você poderá expandir a seção para averiguar o que há de errado ali.

Nesta porção do relatório, é possível visualizar os diversos testes que foram executados durante o monitoramento e quais deles o seu PC passou e falhou (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Logo na sequência, a aba “Visão Geral do Recurso” da seção “Desempenho” mostra informações sobre como os recursos do seu PC estão sendo utilizados. Aqui, é importante ficar atento à carga de utilização da CPU, rede, disco rígido e, sobretudo, memória RAM. Caso perceba que um desses recursos está sendo utilizado em demasia, quando na verdade você só está com o navegador aberto, isso pode ser um forte indício de que um software malicioso está sendo executado em segundo plano.

Na terceira parte do relatório, é possível averiguar como os recursos do PC estão sendo utilizados e se algo está fora do que é considerado normal (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Finalmente, o relatório conta com várias outras seções, que exibem informações bastante detalhadas e técnicas a respeito do funcionamento do seu computador. A não ser que você realmente queira mergulhar de cabeça nisso tudo, não será necessário navegar por essas divisões, já que é possível ter uma boa noção sobre haver algo errado com sua máquina na parte superior do relatório.

Há mais uma infinidade de seções que podem ser exploradas caso você queira se aprofundar nos detalhes técnicos do funcionamento do seu computador (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Exportando o relatório para visualização Se você não conseguir identificar se há algo de errado com seu computador, uma boa dica é recorrer a fóruns especializados em manutenção de computadores e remoção de malwares, onde usuários se ajudam a solucionar os problemas uns dos outros. Nesses ambientes, é bastante comum pedir para anexar um arquivo de log e de diagnóstico para que os participantes analisem o que está ocorrendo no computador e possam sugerir as devidas providências. Por sorte, o Monitor de Recursos e Desempenho oferece a opção de exportar o relatório gerado para HTML. Para isso, basta clicar em “Arquivo” e em “Salvar como…”. Na janela que se abre, indique o diretório no qual o arquivo será salvo, dê um nome a ele e clique em “Salvar”.

A ferramenta oferece a possibilidade de exportar o relatório em formato HTML para ser compartilhado com técnicos e demais usuários (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Caso queira visualizar o seu próprio relatório posteriormente, basta acessar o Monitor de Recursos e Desempenho a partir da janela “Executar” digitando o comando a seguir: perfmon

Para apenas abrir o Monitor de Desempenho do Windows, basta inserir o comando acima na janela Executar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Na janela que se abre, na porção à esquerda, siga pelo caminho “Relatórios”, “Sistema”, “System Diagnostics” e escolha o relatório que deseja visualizar.

O relatório gerado é salvo automaticamente para visualização posterior a partir do Monitor de Desempenho (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Como você pôde ver, essa ferramenta certamente não ajudará a solucionar todos os problemas que seu computador vier a apresentar, mas é um bom ponto de partida para que você saiba se há algo de errado com ele e que providências podem ser tomadas. Com as informações obtidas no Monitor de Recursos e Desempenho, o usuário poderá buscar por soluções para problemas específicos, sem achismos e medo de errar.

Via: canaltech

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br