Saiba se alguém usou o seu computador

[09/09/2016]


Você divide sua casa com outras pessoas e tem um computador próprio? Desconfia que algum familiar ou amigo anda mexendo nas suas coisas? Saiba que é muito fácil identificar rastros de outros usuários em sua máquina. Essas dicas servem não só para o seu computador doméstico como para o seu PC de trabalho.


Leia Também: TVs poderão decidir horário de programações


Para detectar pistas de que seu computador foi usado por terceiros, você não precisa ter nenhum conhecimento mais profundo de software ou hardware e nem instalar qualquer outro programa, basta acessar certos lugares para encontrar várias informações úteis. Você poderá ter acesso a informações de uso em seus arquivos salvos na máquina, páginas na internet e até logs do Windows. Confira então a seguir todas as dicas para descobrir se alguém anda usando o seu computador sem o seu consentimento, e o que andam vendo. Históricos da Internet Através do seu navegador, você poderá ter acesso a todas as páginas abertas em seu computador, e se a pessoa que invade a sua máquina esteja interessada em acessar redes sociais, as senhas dela costumam ficar salvas e inseridas automaticamente nos navegadores. Se ela for descuidada, estará correndo riscos.


O que você deve fazer é verificar o histórico de navegação no Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer, etc. Para isso, acesse o menu de configurações do seu navegador e clique na opção "Histórico". A lista com todos as páginas abertas irão aparecer, com data e hora dos acessos. No exemplo abaixo veja como fazer no Google Chrome: Clique no menu representado pelas três barrinhas no canto superior direito da tela e depois clique em "Histórico" e novamente na outra aba em "Histórico".



Uma lista com todos os sites se abrirá, exibindo a data e a hora em que foram acessados. Caso a pessoa tenha sido descuidada, tudo será exposto. Mas se ela for esperta, poderá muito bem apagar esse registro, então serão necessários outros métodos para descobri-la.



Explorador de arquivos Se a sua desconfiança é que o invasor esteja querendo visualizar arquivos do seu computador, essa forma de descobrir é ainda mais fácil. Para isso, abra qualquer pasta e clique sobre a opção "Acesso rápido", no menu esquerdo. Na parte inferior da tela você verá todos os "arquivos recentes", ou seja, os arquivos que foram abertos por último. Essa área apresenta, em ordem cronológica, todas as últimas alterações dos arquivos do seu computador.



Registro de atividades Existe ainda outra forma bem fácil de certificar-se se alguma outra pessoa está usando o seu computador escondido de você. Ao clicar sobre o botão "Iniciar" do Windows, os programas mais utilizados serão apresentados em uma lista. Ao lado desses programas, alguns deles terão uma seta apontando para a direita. Basta clicar nela para ver quais foram os últimos arquivos abertos pelo software.



Logs do Windows Toda vez que o Windows é acessado, essa ação é registrada. Mesmo quando uma conta não é logada com sucesso, o Windows também grava o registro. E é bem fácil acessar essa área de registros de login, chamada de "Visualizador de Eventos do Windows". Para acessá-la, pressione a combinação das teclas "Win + R" e depois, na caixa "Executar", digite o código "eventvwr.msc" (sem as aspas) e clique sobre o botão "Ok" para executar.



Depois disso, na janela que vai se abrir, clique duas vezes sobre a opção "Logs do Windows" no menu da lateral esquerda e em seguida clique em "Segurança". Na caixa da direita você vai então visualizar todas as sessões iniciadas do Windows com data e hora.



Se você ainda clicar duas vezes sobre qualquer uma das entradas listadas, ainda é possível ver o nome da conta que foi usada, ou seja, se você estava presente nos horários do registro, provavelmente porque outra pessoa está o fazendo. Desse modo fica muito fácil identificar os momentos em que o computador foi acessado e ter ideia de quem anda invadindo a sua máquina.


Via: canaltech

Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.