Projetores: Diferença entre resolução nativa e suportada

[03/05/2016]

A resolução do projetor é uma das características mais importantes. Mas a diferença nos números informados em resolução nativa e resolução máxima suportada, nas especificações técnicas, pode confundir muita gente.


Leia Também: ASUS lança nova linha de notebooks


Para acabar com as dúvidas na hora de investir em um projetor, confira o que é cada uma das resoluções e qual a diferença entre as especificações. Descubra também em qual detalhe ficar de olho na hora de comprar o aparelho para sua casa ou escritório.


A resolução nativa


Os projetores usam micro displays internos, que têm uma matriz fixa de pixels. A essa matriz dá-se o nome de resolução nativa. Como vem de um componente físico, não pode ser alterada.


No NEC M283X, por exemplo, a resolução nativa é de 1.024 x 768. Assim como em qualquer tela, os números dizem respeito a quantidade de pixels nas duas dimensões da projeção. O primeiro, 1.024, é o número de pixels em cada linha horizontal, enquanto o segundo (768) é a quantidade de pixels na vertical.


A resolução nativa representa o total de pixels real que o projetor é capaz de exibir. É essa a qualidade de imagem que o aparelho entrega efetivamente, independentemente do valor descrito na resolução máxima suportada.


Mas então o que é resolução máxima?


A resolução máxima é a que o projetor é capaz de suportar da fonte do sinal. Vamos continuar usando o NEC M283X como exemplo. Sua resolução máxima é de 1.920 x 1.200, significa que consegue projetar imagens com qualidade original até esse valor. Ou seja, se seu vídeo tem até 1.920 x 1.200 de resolução, o modelo irá funcionar.


No entanto, para isso o eletrônico irá reescalonar a imagem. O vídeo de 1.920 x 1.200 seria convertido em uma imagem de 1.024 x 768, a resolução nativa do aparelho, para ser exibido na tela ou parede. Já imagens com resolução acima da máxima suportada, como as novas 2K ou 4K, simplesmente não apareceriam na projeção.


Em qual me basear na hora de Alugar um Projetor?


Sempre compre projetores considerando a resolução nativa, pois é esse o resultado visual que você terá como espectador. Uma resolução máxima alta serve para que o aparelho seja compatível com maior gama de fontes de sinal, mas não interfere na qualidade da imagem.


Via: techtudo

Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.