Processador i7 ou i5: qual é a melhor opção para notebook gamer?

16

jul 2015

Por:Silvana Leal
Notícias

Processador-i7-ou-i5-qual-e-a-melhor-opcao-para-notebook-gamer

Estudar o modelo de processador é muito importante na hora de escolher um Aluguel de computador. Quando a máquina é um aluguel de notebook gamer, essa tarefa se torna ainda mais delicada. Para te ajudar nessa tarefa o TechTudo vai apresentar alguns aspectos importantes a considerar na hora da compra. Afinal, qual a melhor opção para quem quer um portátil para jogar: Core i5 ou Core i7?

A escolha pelo processador ideal para o notebook é delicada. Ao contrário dos aluguel de desktops, não é possível substituir o processador em caso de necessidade. Portanto, fique de olho nos aspectos que distinguem cada modelo disponível de i5 e i7 no mercado.

Leia também: Samsung lança plataforma de vídeos para smartsphones e smart TVs

Fique de olho na arquitetura

É possível se deparar com computadores que ofereçam processadores de gerações diferentes. Nesse caso, a tendência é de que o modelo da arquitetura mais recente tenha mais vantagens de desempenho sobre o produto de geração anterior. Pro exemplo, em muitos casos, você pode encontrar um computador que apresente um Core i7 Haswell (quarta geração) e uma opção que tenha um Core i5 Broadwell (quinta geração). Nesse sentido, a melhor opção de processador pode ser o i5. Vale ficar atento!

Processador é importante para jogos?
É uma questão relativa ao tipo de jogo e as pretensões que você tem com a sua máquina. Normalmente, o trabalho pesado em termos de esforço para rodar um game no computador é realizado pela placa de vídeo: é ali que simulações físicas que incidem na qualidade gráfica do jogo são realizadas.
Normalmente, a CPU fica responsável por tarefas sequenciais que, embora façam parte da qualidade da experiência, não incidem diretamente na qualidade gráfica do jogo. Isso significa que você pode poupar algum dinheiro ao escolher um processador menos poderoso e investir esse recurso numa placa de vídeo de melhor qualidade, algo que faz mais sentido se a sua ambição com o notebook é jogar bastante.

Qual é mais econômico?
Duração de bateria é um ponto sensível para quem opta por notebooks. Nos últimos anos, o aumento da eficiência energética tem sido um ponto focal dos esforços da Intel. Isso significa que cada nova geração (a arquitetura, que discutimos anteriormente) de processadores traz significativos saltos de economia de energia.
Em termos práticos, segundo a Intel, a arquitetura Broadwell oferece processadores que garantem, pelo menos, mais uma hora de uso em relação a modelos equivalentes da arquitetura anterior, a Haswell.

Além da geração, outro fator que determina o quanto de energia o processador tende a consumir são os valores de TDP. Quanto maior esse valor, que indica a quantidade de energia que é dissipada em calor pela CPU, mais energia o processador consome.
O ponto aqui é ter em mente que um TDP extremamente baixo não é exatamente ideal. Quanto mais energia o processador dissipa, mais energia ele usa para operar, o que aponta em maior desempenho. Nesse aspecto, você precisa um meio termo entre consumo e performance.

Nas versões portáteis, tanto os Core i5 como os Core i7 apresentam variações de dois ou quatro núcleos. Jogar é uma tarefa exigente que usa muitos recursos das máquinas. Nesse sentido, não tenha dúvidas: o processador com maior número de núcleos será superior em desempenho ao processador com menos cores disponíveis.
Outro ponto importante é a velocidade. Quanto mais gigahertz o processador atingir, mais rápido ele é. A questão aqui é comparar a velocidade com a quantidade de núcleos: um processador de 2 GHz, mas quatro núcleos, será mais eficiente que um de 3 GHz, mas dois núcleos apenas.
Evite as versões ultra dos Core i5 e i7
A Intel desenvolve processadores que se adaptam a uma variedade de cenários de uso. No meio da sopa de letrinhas e números que caracterizam a nomenclatura, e definem para quais cenários os processadores foram pensados, há alguns que você precisa conhecer bem para evitar decepções no futuro.
Entre eles, estão os modelos desenvolvidos para ultrabooks. Esses processadores oferecem desempenho mais contido, menor consumo de energia e baixo número de cores. Um Core i7 5500U, por exemplo, apresenta só dois núcleos, algo raro na linha i7.

Os modelos U podem aparecer em notebooks gamers. Caso você esteja comparando modelos que tenham esses modelos de processador, é importante ter em mente que eles não são CPUs para trabalho pesado: foram desenvolvidos para dar conta de um cenário de uso mais casual em computadores que se destacam pela portabilidade e autonomia.
Benchmarks são importantes
Saia em busca de informações sobre as máquinas que compara para encontrar testes de benchmarks. Se você não é familiarizado com esse tipo de comparação, basta saber que são testes rigorosos, que levam os computadores, e com isso seus processadores, ao limite na hora de comparar o desempenho bruto.

Via: http://www.techtudo.com.br/

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

R. Rio Grande do Sul, 1040 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-111

(31) 3335-3000 | (31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

(31) 98466-1555 | (31) 98466-1567

aluguel@compumake.com.br