Manter o notebook ligado o tempo todo na tomada prejudica a bateria?

[10/11/2015]

sdsd



Embora amplamente debatido nos quatro cantos da internet, a questão da vida útil das baterias e o que pode e não pode ser feito com elas permanece como um mistério para a maioria dos usuários de tecnologia.


O assunto soa ainda mais místico quando passamos a falar das baterias de notebooks. Afinal de contas, há alguma coisa que possa ser feita para manter ou até mesmo estender o tempo de vida delas? Será que é melhor manter o notebook conectado à tomada o tempo todo ou usar a bateria sempre que ela estiver carregada?


Essas questões parecem bem simples, mas as respostas não são tão triviais quanto se imagina. Para entender o assunto de uma vez por todas, vamos debatê-lo amplamente nas linhas a seguir. Acompanhe conosco.



Saiba o tipo de bateria do seu notebook


Não resta dúvidas que as baterias mais comuns são as de íons de lítio, mas a verdade é que há dois tipos de bateria usadas em notebooks: as já conhecidas de íons de lítio e as de polímeros de lítio. As tecnologias são diferentes, mas o funcionamento de ambas é basicamente o mesmo e se dá a partir da movimentação de elétrons. Inclusive, é esse fluxo e vai-e-vem de elétrons no interior do componente que o mantém saudável.


Fora algumas poucas diferenças, é possível estabelecer duas regras gerais para ambos os tipos de bateria:




  • Uma bateria não pode ser sobrecarregada. Isso significa que não há qualquer risco em deixar uma bateria conectada à tomada mesmo após dela atingir 100% de carga. Na verdade, assim que elas atingem o carregamento completo um sistema entra em ação para evitar que algo de pior aconteça.

  • Descarregar uma bateria completamente irá danificá-la. Isso é verdade principalmente para os casos em que a bateria permanece completamente descarregada por um longo período de tempo. Nesses casos, é muito provável que ela jamais possa ser recarregada.


Dito isso, podemos afirmar categoricamente que o melhor a se fazer é deixar o notebook ligado na energia o tempo todo, não é mesmo? Calma, não é bem assim.


Via: Canal Tech

Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.