IBM transforma baterias velhas de notebooks em energia elétrica

[29/12/2014]


As baterias de notebooks antigos ou descartados poderão ter uma utilização bem mais interessante do que simplesmente irem para o lixo. É que a IBM está trabalhando em um projeto que usa baterias antigas de íons de lítio para fornecer energia a lâmpadas LED e até mesmo eletroeletrônicos de baixo consumo, como ventiladores e até celulares.


Leia também:
Aprenda como evitar que a energia estática cause dano ao computador


Batizada de Urjar, a invenção reaproveita baterias velhas e as combinam ao circuito de rede elétrica. Ao Engadget, a IBM afirmou que cerca de 70% de todas as baterias descartadas podem fornecer pelo menos quatro horas de energia para lâmpadas LED todos os dias por um ano. Isso é o suficiente para fornecer segurança e energia elétrica para casas em áreas com pouca ou nenhuma eletricidade confiável. A ideia pode ter outras aplicações, como manter um negócio de rua aberto mesmo à noite.


Ainda que o UrJar necessite de alguns detalhes e refinamento para ficar pronto, a IBM já anunciou que este não será um produto comercial e que, portanto, não será encontrado a venda em lojas. O propósito da empresa é fornecer gratuitamente vários dispositivos aos países cuja "pobreza energética" fere a qualidade de vida e as chances de um futuro melhor aos moradores.


O projeto, além de auxiliar residentes de locais com problemas energéticos, ajudará o planeta na diminuição do lixo eletrônico, que tem sido um problema crescente em todo o mundo.


Fonte: Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Projeto-da-IBM-transforma-baterias-velhas-de-notebooks-em-energia-eletrica/#ixzz3NIE20N5O

Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.