HD, Full HD, Ultra HD, qual a melhor TV?

[28/09/2016]


Foi-se o tempo que escolher uma TV era apenas definir o tamanho do aparelho. Atualmente, são tantas e tão diversas as opções que você pode ficar até sem saber como definir o melhor equipamento para a sua realidade. Por isso, resolvemos dar uma ajudinha com esse artigo sobre as principais diferenças entre as TV´s


Leia Também mais notícias e dicas sobre: HD


O mercado tem disponibilizado tamanhos diferentes de telas e três principais resoluções: HD, Full HD e Ultra HD. Calma, vamos explicar melhor o que é a resolução e como ela impacta na sua decisão!


A resolução da tela pode ser medida de várias formas, sendo que a mais usual atualmente é em pixels. Aqui nesse artigo, vamos falar de pixels porque corresponde a resolução das tv´s digitais. Portanto, a quantidade total de pixels na imagem é calculada multiplicando-se as colunas pelas linhas de pixels e dividindo-se o resultado por um milhão.


E o que é o pixel? Pixels são aqueles minúsculos pontos, é o menor tamanho que uma imagem pode ter. Eles são organizados em linhas (horizontal ) e colunas (vertical).


Concluindo, a resolução é então nada mais do que a medição do número de pixels em cada linha e em cada coluna da tela.


Esse conceito é bastante simples, quanto maior for a contagem de Pixels por polegada, maior a qualidade da imagem.


Sim, a qualidade da imagem depende do conjunto de pixels, mas a distância entre cada fonte luminosa, conhecida como “dot pitch” também é responsável pela formação da imagem. O “dot pitch” é a distância entre dois “dots’ da mesma cor, ou seja, pixels diferentes na montagem da tela. Quanto mais próximos os dots, maior a definição da imagem, já que o espaço não iluminado, o que fica entre os pixels, é menor.


Bom, agora que já entendemos um pouco mais sobre qualidade de imagem, pixels, e outras definições, é hora de aprofundarmos um pouco mais sobre Resolução.


Resolução HD


A resolução HD permite que a TV exiba 1280 colunas de pixels e 720 linhas, assim a tela fica com quase um milhão de pontos para formar as imagens. Atualmente, as TV´s estão cada vez maiores e com imagens superiores. Isso é por conta da resolução HD, sigla para High Definition, Alta definição. O HD é hoje uma referência no mercado, sua medida apresenta qualidade de imagem bem satisfatória. E corresponde ao termo 720p, ambas indicam que uma TV é HD.


Resolução Full HD


A Full HD possui 1920 colunas de pixels e 1080 linhas, o que aumenta o número de pontos para pouco mais de 2 milhões. Agora imagine, se a HD já oferece uma imagem bem satisfatória, a Full HD proporciona uma experiência ainda mais enriquecedora.


Resolução Ultra HD


O que dizer da Ultra HD? Ela simplesmente superou todas as expectativas e trouxe um padrão superior de imagem. Essa resolução apresenta, exatamente, um padrão quatro vezes superior. É uma combinação de 3840 x 2160 pixels.


Curiosidade: Por que a letra “k” em 4k? A letra “K” na língua inglesa é utilizada para representar o número mil. Como a resolução horizontal é um número que se aproxima de 4000, a sigla 4k passou a ser usada para representá-la porque transmite uma noção mais clara de sua potência.


A diferença entre as resoluções é bem perceptível ao usuário. No Brasil, foi feito um levantamento pela GFK em 2013 que apontou a preferência do público pelas TV´s Full HD.  Mas antes de escolher a TV que vai usar, é ideal que você se informe sobre o sinal na região em que será utilizada. Por exemplo, a tv aberta transmite em sinal digital Full HD, nesse caso você pode optar por uma tv com a mesma resolução, que a transmissão da imagem será de alta qualidade.


Se você já checou o sinal da sua região, agora é hora de calcular o tamanho certo da TV para o seu ambiente.  É bem simples! E fundamental esse cálculo porque a experiência de assistir TV deve ser confortável seja em qual ambiente for.


A relação distância x tamanho da tv é muito importante para evitar incômodos aos olhos do espectador. Para fazer esse cálculo e saber qual a TV ideal para a sua realidade, veja qual é a distância existente da TV até o local em que o usuário assistirá TV.  Meça a distância que o usuário estará do local onde ficará a TV e utilize uma das fórmulas abaixo.


















Resolução Padrão (480p) Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal
Resolução HD (720p) Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal
Resolução Full HD (1080p) Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Essa é uma tabela utilizada como referência para que você possa verificar qual o tamanho certo para sua situação.


























Tamanho da Tela Distância Mínima HD Distância máxima HD
 32” 1,2m 2,4m
42” 1,6m 3,2m
50” 1,90m 3,2m

Alguns pontos são importantes para esta tomada de decisão: Resolução da tela, Distância x tamanho da TV, Sistema Operacional, Taxa de atualização, APP´s, Entradas e Saídas. Confira tudo e aproveite bem suas imagens!!


Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.