Como escolher o melhor projetor para a sua realidade?

[21/09/2016]


Os projetores multimídia são equipamentos versáteis, atendem a diferentes necessidades. Podem ser usados em ambientes corporativos para reuniões, eventos, treinamentos e outras situações. E podem ser usados também em ambientes domésticos, em uma reunião de amigos, uma festa e tantas outras oportunidades.


Leia Também: Notícias, Dicas e Informações sobre Projetores


Mas o que você precisa saber para escolher o projetor certo para sua realidade. São muitas opções e recursos oferecidos por equipamentos diferentes. Mas o que é mais importante?


Pensando nisso, preparamos algumas informações que poderão te auxiliar nessa escolha. Boa leitura!


Antes de pensar em escolher o melhor modelo de projetor para o seu projeto, é fundamental que você responda as seguintes perguntas:




  • O projetor será usado para qual finalidade?

  • Qual o tamanho do espaço em que haverá a projeção?

  • Quantas pessoas assistirão à projeção?

  • Como é a iluminação do local?


Baseado nas respostas acima, já é possível identificar qual o tipo de projetor é o ideal para o seu espaço. Além das informações acima, deve-se avaliar outras questões como Luminosidade, Resolução, Contraste, Lâmpada e outros. Veja abaixo algumas dicas importantes para esta escolha!


Luminosidade


O mercado oferece atualmente projetores com diversas capacidades de luminosidade. São conhecidos como lúmens.


Lúmen é a quantidade de medida relacionada à óptica, a qual quando relacionada a projetores serve para definir o quão boa uma imagem projetada será e quanto o ambiente deverá ser escurecido para garantir boa visibilidade.


A ANSI ( American National Standards Institute ) é a responsável pela padronização dessas características. Daí vem o termo “Ansi-Lumens”, que significa uma taxa obtida por meio de diversas medições através da parte frontal da fonte de luz. Quanto mais Ansi lúmens um projetor tiver, maior será  a luminosidade do seu canhão de luz.


A luminosidade é uma característica primordial, porque define o tamanho da ampliação da imagem que será projetada, influencia na definição das cores, contraste, brilho e nitidez.


Dica importante: Ao avaliar a luminosidade de um projetor, avalie também a taxa de contraste. Quanto maior a taxa, melhor a imagem será projetada.


Contraste


Uma boa taxa de contraste do projetor escolhido, garante a produção de uma variação maior de cores e mais detalhes do que um projetor com baixa taxa.


Escolha projetores que tenham, pelo menos, contraste de 500:1. Esse é o ponto de partida. Uma taxa de 1000:1, por exemplo, significa que o branco é mil vezes mais claro que o preto.


Resolução


 A resolução também é um fator determinante para a definição de uma boa imagem do projetor. A medida para definir a qualidade da resolução é o pixel.


São três os tipos de resoluções: SVGA, XGA e WXGA. Cada uma dessas é utilizada para um tipo de imagem. Para se ter uma ideia, pense em uma projeção para uma sala de aula, uma resolução de 1024 x 768 que é uma das mais básicas atenderia muito bem a essa situação. Portanto, o ideal é sempre responder às perguntas básicas para identificar a necessidade do espaço e a melhor solução que irá atende-lo.


Assim como o notebook e computador, a resolução do projetor influencia na qualidade da imagem. Lembre-se, quanto maior a resolução, melhor a definição dos objetos exibidos.


Dica importante: Quer melhorar a qualidade da imagem? Deixe a resolução do computador no mesmo valor que a resolução do projetor.


 


 


Tamanho da imagem


 


Identifique, antes de escolher o projetor, qual o tamanho do local em que será projetado a imagem. Com esta informação, você já consegue saber qual a distância entre o projetor e a parede ou tela. Fundamental que você faça ajustes no tamanho da imagem.


Dica: Regule a distância do projetor em relação a parede ou telão e ajuste o foco. Quanto maior a distância, maior será a imagem projetada. Lembre-se, a luminosidade diminui à medida que o projetor fica mais longe da área de exibição.


É muito comum pagar mais por projetores básicos que atenderiam plenamente a um determinado ambiente. Por isso, fique atento a sua necessidade e escolha o melhor projetor para a sua realidade!

Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.