Como descobrir se a memória RAM do seu PC está com defeito

[10/02/2017]

Você sai de casa com o computador ligado e, quando volta, ele está desligado? Seu computador anda travando e ficando com aquela triste "tela azul" com muita frequência? Esses travamentos acontecem do nada, em várias situações diferentes? Se sim, esses sintomas podem indicar que a memória RAM dele está defeituosa.


Diversas situações podem levar o PC a travar ou mostrar a "tela azul da morte", mas se a descrição acima faz sentido para o seu computador, é provável que o problema esteja na RAM. Quando há qualquer erro de leitura ou gravação na RAM, o computador para imediatamente de funcionar. Isso porque, se a RAM enviar esse erro para a memória de longo prazo, ele pode corromper todos os arquivos do PC, então ele prefere se "desligar" para evitar isso.








Felizmente, porém, é fácil testar para ver se o problema realmente está na RAM. Os Windows 7, 8, 8.1 e 10 têm uma ferramenta simples para analisar a integridade da memória. Abaixo, ensinamos como fazer isso em alguns passo simples. Confira:


1. Abra menu de configurações do Windows 10. Basta clicar no Menu Iniciar e depois no ícone de engrenagem.


Reprodução


2. Na barra de buscas digite "memória". Uma lista de opções aparecerá; selecione a opção "Diagnosticar problemas de memória no computador".


Reprodução!


3. Na janela que aparecerá, selecione a opção "Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)".


Reprodução


4. O computador fechará todos os programas e se desligará. Quando ele se ligar novamente, ele entrará numa tela de testes semelhante à da imagem abaixo. Espere até que o teste esteja concluído.


Reprodução


5. Caso o teste encontre algum erro, ele lhe avisará quando terminar. Nesse caso, você precisará substituir a memória defeituosa entrando em contato com o vendedor.


No entanto, se você conseguir abrir seu computador e retirar os pentes de memória, talvez ainda seja possível mantê-lo funcionando (mas com desempenho menos). Faça o seguinte: se o seu computador tiver mais de um pente de RAM, retire um deles e realize o teste novamente; depois, troque o pente e faça o teste mais uma vez. Se um deles estiver funcionando bem, você poderá mantê-lo na sua máquina. Ela não deverá mais dar problemas, mas só terá metade da RAM disponível.



Via: olhardigital

Outras Noticias

[13/10/2017] -

10 dicas para fazer seu PC funcionar mais rápido

O passar dos anos normalmente é cruel com os computadores, principalmente os com Windows. É normal eles perderem desempenho e tarefas que antes pareciam triviais começarem a demorar uma eternidade para serem concluídas. Há algumas soluções que podem ajudar a acelerar o desempenho do seu computador que parece estar nos últimos dias.

[13/10/2017] -

12 Dicas para Economizar Tinta na Sua Impressora

Um dos maiores vilões para quem utiliza impressoras é o alto gasto com recargas e cartuchos de tinta. A verdade é que os cartuchos custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendemos que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

[09/10/2017] -

Impressora não aparece no Windows 10, como resolver?

Se você tem uma impressora antiga e o Windows 10 não consegue detectá-la imediatamente, é possível dar uma ‘força’ ao sistema para que ele reconheça o dispositivo de forma automática. No entanto, nem sempre esse procedimento funciona; caso a impressora não apareça na lista de dispositivos, você precisará instalar o driver manualmente.